Guarda Mirim de Arapongas

VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

No dia 08 de dezembro, participamos da VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, onde nossos aprendizes contribuíram realizando a cobertura do evento, podendo assim, colocar em prática o conhecimento teórico adquirido nas aulas de comunicação e fotografia, esbanjando desenvoltura e comprometimento. Nosso coração se enche de alegria e orgulho, e nos leva a acreditar cada vez mais que investir no jovem é investir no futuro!.

A Conferencia foi realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Arapongas, com a temática “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de COVID-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”, organizou diversos fóruns preparatórios pré-conferência, de forma descentralizada.

O evento tem como objetivo promover a ampla mobilização social nas esferas municipal, estadual e federal, para refletir e avaliar os reflexos da pandemia de Covid-19 na vida das crianças, adolescentes e suas famílias e para a construção de propostas de ações e políticas públicas que garantam os seus direitos no contexto pandêmico e pós-pandemia.

Durante a 8ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, foram tratados cinco (05) eixos que pautaram e direcionaram o evento com o intuito de direcionar as discussões e propostas apresentadas.

Os eixos trabalhados foram:

– Promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós-pandemia.

– Enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia de Covid-19.

– Ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos, durante e pós-pandemia.

– Participação da Sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes considerando o cenário pandêmico.

– Garantia de recursos para as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes durante e pós-pandemia de Covid-19. Os documentos orientadores serão encaminhados aos Conselhos Estaduais pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA).

O CONSELHO

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) é órgão consultivo, deliberativo e fiscalizador da política municipal de promoção e defesa dos direitos da infância e da adolescência, conforme previsto no art. 88, da Lei Federal n.º 8.069, de 13 de julho de 1990, compondo-se de forma paritária com representantes governamentais e não governamentais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *